![Brasil em tempo de cinema, de Bernardet, Jean-Claude. Editorial Editora Schwarcz SA, tapa mole en português, 2007](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_602618-MLU50698824351_072022-O.jpg)
Brasil em tempo de cinema, de Bernardet, Jean-Claude. Editorial Editora Schwarcz SA, tapa mole en português, 2007
- Ano de publicação: 2007
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Literatura e ficção.
- Subgênero: Artes cênicas.
- Número de páginas: 240.
- Dimensões: 140mm largura x 210mm altura.
- Peso: 308g.
- ISBN: 9788535910179.
Características principais
Título do livro | Brasil em tempo de cinema |
---|---|
Autor | Bernardet, Jean-Claude |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Schwarcz SA |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2007 |
Outras características
Quantidade de páginas: 240
Altura: 210 mm
Largura: 140 mm
Peso: 308 g
Gênero do livro: Literatura e ficção
Subgêneros do livro: Artes cênicas
ISBN: 9788535910179
Descrição
Em Brasil em tempo de cinema, Jean-Claude Bernardet faz a interpretação crítica dos filmes realizados no Brasil entre 1958 e 1966, época do surgimento e da consolidação do Cinema Novo. Mas sua reflexão não se limita ao movimento liderado por Glauber Rocha. Seu leque abrange desde a suposta sofisticação de um Walter Hugo Khouri até o suposto primitivismo de um José Mojica Marins. O autor se empenha em mostrar as conexões entre filmes aparentemente díspares e o modo como eles se relacionam com o país em transformação.
O eixo da análise de Bernardet é o papel ambíguo e oscilante da classe média brasileira, dividida entre a simpatia pelo proletariado e a subserviência à elite, entre a apatia e o desejo de mudança, entre a revolta estéril e o sonho de ascensão social.
Quatro décadas depois de escrito, este ensaio, saudado em sua época por Paulo Emílio Salles Gomes e Otto Maria Carpeaux (em textos incluídos no livro), mantém intacta sua atualidade e ajuda a iluminar os impasses do cinema que se produz hoje no país.
Esta edição traz um depoimento de Eduardo Coutinho, em que o cineasta fala de sua relação com a obra crítica de Jean-Claude Bernardet, e um prefácio de Carlos Augusto Calil, analisando a importância de Brasil em tempo de cinema a partir de um olhar contemporâneo.