Livro Estado E Capital Ferroviário Em São Paulo - 1930-1961
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Características principais
Título do livro | ESTADO E CAPITAL FERROVIÁRIO EM SÃO PAULO |
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Autor | GRANDI, GUILHERME |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alameda |
Capa do livro | Mole |
Outras características
Quantidade de páginas: 328
Gênero do livro: Conto
Tipo de narração: Manual
Idade mínima recomendada: 16 anos
Idade máxima recomendada: 100 anos
ISBN: 9788579391590
Descrição
A publicação deste livro ocorre em um momento em que o tema sobre o sistema ferroviário nacional vem sendo debatido em diversos fóruns nacionais e internacionais. Desde o debate sobre a viabilidade do TAV (Trem de Alta Velocidade) até as propostas de preservação/restauração do patrimônio ferroviário, a discussão sobre o papel das ferrovias hoje no Brasil vem assumindo uma crescente importância, seja como estratégia de desenvolvimento nacional, seja como uma opção de negócios ao empresariado.
Partindo da análise sobre o início do estabelecimento da infraestrutura de transporte terrestre de São Paulo durante o período colonial, o autor avança na cronologia histórica ao discutir a origem e a implantação da Companhia Paulista, a politica e a legislação ferroviária, os Planos Nacionais de Viação e os diversos conflitos de interesse envolvendo o estado brasileiro, em comparação às outras ferrovias brasileiras, e as causas que a levam à estatização em 1961.
Dialogando com diversas vertentes da historiografia nacional e internacional, este livro mostra a importância de fatores políticos que, somados às dificuldades de ordem técnico-econômica, são fortes, além de novas evidencias que ajudam a esclarecer porque em meados do século XX as ferrovias perderam sua hegemonia no transporte de longas distancias diante da expansão de carros, ônibus e caminhões.